Hotel Vivenda Penedo

Quem Somos


Em meados de 1973, época em que pouco se falava e muito menos se previa como estressante seria a vida nas cidades, a família do Hotel Vivenda Penedo mudou-se definitivamente para a colônia finlandesa de Penedo – optando na época por uma forma mais saudável de vida no interior.  Até então, naqueles anos longínquos, mas cheios de poesia, Penedo era passagem certa para temporadas de férias escolares da família. A propriedade, que hoje abriga o hotel, era muito simples. Apenas um terreno e uma casa-sede constituíam o refúgio bucólico da família nas férias e feriados. O lugar, lindo como é na sua exuberância natural, se incumbia de fornecer, além de uma higienização mental para a família, um pomar lotado de abacates; caquis; limões; tangerinas; histórias; e aventuras que abasteciam geladeiras e corações da família.

O lugarejo de Penedo e seu povo existiam na sua mais simples, rude e bela concepção: uma genuína roça de caipiras de chapéu com uma linguagem própria de vestir e de falar. Não havia nada além que um enorme silêncio interrompido no amanhecer pelos passarinhos ensandecidos e tagarelas; o verde escuro da folhagem das  árvores na lembrança; da neblina de cedinho; do ar puro da montanha; do sol; da chuva; do frio; do Rio das Pedras; da gente simples do lugar; e do simpático povo finlandês com seus cabelos lisos; loiros; e suas bochechas vermelhas. Tudo que podia acontecer, acontecia, naturalmente, e o que se podia temer se previa.

O que se podia fazer naqueles tempos criativos, sem internet, Smartphones e TV ? A boa ideia era conversar tête-à-tête; tocar violão; contemplar a natureza; ler; amar; sonhar; e trabalhar.Foi assim, por acaso, que um amigo da família, certo dia vindo do estrangeiro, trouxe a ideia de fazer do lugar, melhor dizendo da nossa casa, um “meio de vida da família”. E assim, muito resumidamente, que a partir de 1989,  ano de sua fundação, vem  se constituindo com o passar dos anos ( e continua a se constituir, pois o trabalho não acaba ! ) a construção, devagarzinho, tijolinho por tijolinho, do Hotel Vivenda Penedo. Queremos agradecer sua presença e, principalmente, dizer a você: muito bem vindo a nossa casa !

Equipe do Hotel Vivenda Penedo